ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TUBOS POLIOLEFÍNICOS E SISTEMAS |
|
O Polietileno (PE) é um material termoplástico obtido através da polimerização do eteno. É uma resina inerte, da família das olefinas, já que possui somente hidrogênio e carbono em sua estrutura química. Daí também dizer-se que o polietileno pertence às poliolefinas. Advém disso sua atoxidade e enorme resistência química.
Os polietilenos de alta densidade (PEAD) com peso molecular elevado são especialmente indicados à fabricação de tubos, com excelentes propriedades mecânicas, físicas, químicas e hidráulicas, apresentando ótima resistência ao tensofissuramento e ao creep, assegurando vida útil superior a 50 anos. Aditivado com negro-de-fumo garante resistência à fotodegradação, permitindo seu uso exposto ao tempo.
Largamente utilizados e padronizados em normas nacionais (ABNT) e internacionais (ISO, EN, ASTM, etc) os tubos de polietileno de alta densidade são produzidos com resinas especiais designadas e qualificadas como PE 80 e PE 100, com tensões de dimensionamento hidrostático a 20ºC para vida útil mínima de 50 anos de 8 e 10 MPa, respectivamente.
Também oferecidos para linhas de esgoto e águas pluviais na forma de tubos corrugados de parede simples ou dupla com superfície interna lisa. Há mais de 50 anos são consagrados em todo o mundo em diversas aplicações - redes e ramais de distribuição de água, de gás, adutoras, emissários - com grandes vantagens econômicas e técnicas. A cada dia novas aplicações são encontradas e os tubos de polietileno vêm ganhando o espaço de materiais tradicionais.
Dada a sua flexibilidade, resistência ao impacto e sistemas de união estanques e resistentes à tração, os sistemas de instalação não-destrutiva (sem abertura de valas) tornaram-se viáveis, econômicos e seguros, trazendo enormes benefícios em obras urbanas.
Principais características:
As principais aplicações:
Formas de Fornecimento:
Métodos de União:
Cada um dos métodos de união contempla sua própria família de conexões para atender a todas as necessidades de projeto, tais como: cotovelos, tês, reduções, peças de derivação; peças de transição e adaptação para diversos elementos de tubulação (como válvulas, ventosas, etc) e outras tubulações.
Solda de Topo
Conexões Spigot